quinta-feira, 10 de março de 2011

Metamorfose de valores

Já pensou no poder do capitalismo na vida interior das pessoas? Digo interior, pois é capaz de transformar a relação do homem com sí mesmo, não tem apenas poderes econômicos mas também metafísicos.

A sociedade capitalista não elimina  as velhas questões de valor, mas as transformam. Velhos valores como honra e dignidade, não morrem, mas são adaptados ao mercado. Esses valores viram mercadorias de troca e venda.

As condutas humanas se tornam socialmente aceitas desde que economicamente rentáveis, assim como tudo o que se é comprável, pagável terá livre circulação.

Eis o niilismo moderno: a tranformação de crenças e valores em negócios bem pagos e mais permissibilidade ao que já foi visto como má conduta ou até mesmo pecado.
É a ordem do valor humano. Niilismo que destrói e subtrai a vida, porém permite ao homem a livre troca de sí e seus valores.

Os valores que hoje acreditamos e defendemos, são apenas contruções sociais, mercantilistas, forma de controle, passageiras. Mais tarde esses valores mudam e se perdem no ar. Assim, serão outro tipo de controle.

Sua falsa moralidade, amanhã, será defendida. contente - se e evolua.




 

3 comentários:

  1. Eh mesmo uma hipocrisia absurda, tudo e compravel tudo eh mercadoria, pessoas, valores, ideais, pensamentos, o que nao fazem pra comercializar ate sua alma. E vc falou muito bem da metamorfose, da adaptacao dos valores humanos para com os valores comerciais. Espero que eu pelo menos esteja fazendo minha parte contra essa maquina monstruosa.

    ResponderExcluir
  2. "o homem é escravo do papel..."
    Félix Burn'

    ResponderExcluir
  3. Oi curti seu blog se quiser seguir o meu ficaria grata =) http://twhore.blogspot.com/

    ResponderExcluir